Sínodo da Diocese De Imperatriz: Por uma Igreja sinodal de comunhão, participação e missão

Na Solenidade da Epifania do Senhor, a Diocese de Imperatriz, em comunhão com o Papa Francisco, que convocou o Sínodo sobre Sinodalidade, faz o lançamento do Sínodo Diocesano, que vai de 8 de janeiro de 2023 a 27 de julho de 2025. Queremos caminhar juntos em comunhão, participação e missão.

Diz o Profeta Isaías 60,1-6:
“Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, Imperatriz, porque chegou a tua luz. Os povos caminham à tua luz. Todos se reuniram e vieram a ti.”

E o salmista, no salmo 71, clama:
“As nações de toda terra hão de adorar-vos ó Senhor. E nos seus dias a justiça florirá e grande paz. Terá pena do indigente e do infeliz e a vida dos humildes salvará.”

A Carta aos Efésios revela:
“Os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho.”
Esse é o mistério que é revelado com a Solenidade da Epifania: “Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.” (1Timóteo 2,4).

Os reis magos, pagãos, vêm em busca de Jesus, a estrela os guia, e se prostram para adorá-lo, como nos relata Mateus 2,1-12: “Onde está o Rei dos Judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela e viemos adorá-lo. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e o adoraram. E ofereceram-lhe presentes. E retornaram para sua terra, seguindo outro caminho.”

O Papa Francisco, no dia 4 de outubro de 2020, publicou a Encíclica Fratelli Tutti: Todos irmãos, onde Francisco indica a fraternidade e a amizade social como caminho para construir um mundo melhor, pacífico e com mais justiça.

O Papa Francisco, diante do mundanismo, do relativismo, do egoísmo exacerbado e de divisões que há no mundo e na Igreja e dos impactos da pandemia da Covid 19, convocou, em outubro de 2021, a Igreja Católica, que tem mais de um bilhão e trezentos milhões de fiéis, a um Sínodo: Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão.

O Sínodo teve a etapa diocesana, teremos as etapas continental e mundial, duas sessões sinodais em outubro de 23 e de 2024 e, em 2025, será publicada a Encíclica Papal com os resultados deste Sínodo.

Como Bispo da Diocese de Imperatriz, no dia 16 de julho de 2022, dia em que a Beira-Rio tremeu com milhares de fiéis, na festa dos 35 anos da criação da Diocese, anunciei o desejo de convocar um Sínodo da Diocesano. No dia 5 de novembro de 2022, a Assembleia Diocesana de Pastoral, que reuniu mil e duzentas lideranças de todas as paróquias, aprovou a realização do Sínodo Diocesano de janeiro de 2023 a julho de 2025, no dia que celebraremos 38 anos de criação da Diocese de Imperatriz.

No dia 8 de janeiro de 2023, estamos lançando oficialmente, na Catedral de Fátima e nas 34 paróquias da diocese, o Sínodo Diocesano: caminhar juntos, em comunhão, participação e missão.

Na Solenidade da Epifania, queremos assumir o compromisso de escutar a todos, de caminhar juntos, discernis e encontrar novos caminhos, para fazer que o mistério, que é revelado com a Solenidade da Epifania, de que: “Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.” (1Tim 2,4), se torne realidade nesta parcela do povo de Deus, nesta Igreja Particular, na Diocese de Imperatriz.

Irmãos e irmãs,
Abramos nosso coração a este kairós, a este tempo de graça em nossa diocese. E rezemos para que, de fato, possamos caminhar juntos, em comunhão, participação e missão.

Que assim seja. Amém.

Por Dom Vilsom Basso, SCJ
Bispo de Imperatriz
Imperatriz, 8 de janeiro de 2023
Solenidade da Epifania do Senhor.

Veja Também

Catequista da diocese de Imperatriz vai receber o Ministério de Catequista durante 61ª AGCNBB

A catequista Cleiane Almeida da diocese de Imperatriz, será instituída para o Ministério de Catequista neste sábado, 13 de abril,…

Catequista da diocese de Imperatriz vai receber o Ministério de Catequista durante 61ª AGCNBB

TJMA julga constitucional lei que tornou Corpus Christi feriado estadual

Na quarta-feira (06), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) reconheceu de forma unânime, a constitucionalidade da Lei nº 11.539,…

TJMA julga constitucional lei que tornou Corpus Christi feriado estadual

Calendário do mutirão de confissões na diocese de Imperatriz

O período quaresmal impulsiona vários fiéis ao sacramento da reconciliação, que é uma das recomendações da Igreja. Desde o início…

Calendário do mutirão de confissões na diocese de Imperatriz