Sínodo da Diocese De Imperatriz: Por uma Igreja sinodal de comunhão, participação e missão

Na Solenidade da Epifania do Senhor, a Diocese de Imperatriz, em comunhão com o Papa Francisco, que convocou o Sínodo sobre Sinodalidade, faz o lançamento do Sínodo Diocesano, que vai de 8 de janeiro de 2023 a 27 de julho de 2025. Queremos caminhar juntos em comunhão, participação e missão.

Diz o Profeta Isaías 60,1-6:
“Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, Imperatriz, porque chegou a tua luz. Os povos caminham à tua luz. Todos se reuniram e vieram a ti.”

E o salmista, no salmo 71, clama:
“As nações de toda terra hão de adorar-vos ó Senhor. E nos seus dias a justiça florirá e grande paz. Terá pena do indigente e do infeliz e a vida dos humildes salvará.”

A Carta aos Efésios revela:
“Os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho.”
Esse é o mistério que é revelado com a Solenidade da Epifania: “Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.” (1Timóteo 2,4).

Os reis magos, pagãos, vêm em busca de Jesus, a estrela os guia, e se prostram para adorá-lo, como nos relata Mateus 2,1-12: “Onde está o Rei dos Judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela e viemos adorá-lo. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e o adoraram. E ofereceram-lhe presentes. E retornaram para sua terra, seguindo outro caminho.”

O Papa Francisco, no dia 4 de outubro de 2020, publicou a Encíclica Fratelli Tutti: Todos irmãos, onde Francisco indica a fraternidade e a amizade social como caminho para construir um mundo melhor, pacífico e com mais justiça.

O Papa Francisco, diante do mundanismo, do relativismo, do egoísmo exacerbado e de divisões que há no mundo e na Igreja e dos impactos da pandemia da Covid 19, convocou, em outubro de 2021, a Igreja Católica, que tem mais de um bilhão e trezentos milhões de fiéis, a um Sínodo: Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão.

O Sínodo teve a etapa diocesana, teremos as etapas continental e mundial, duas sessões sinodais em outubro de 23 e de 2024 e, em 2025, será publicada a Encíclica Papal com os resultados deste Sínodo.

Como Bispo da Diocese de Imperatriz, no dia 16 de julho de 2022, dia em que a Beira-Rio tremeu com milhares de fiéis, na festa dos 35 anos da criação da Diocese, anunciei o desejo de convocar um Sínodo da Diocesano. No dia 5 de novembro de 2022, a Assembleia Diocesana de Pastoral, que reuniu mil e duzentas lideranças de todas as paróquias, aprovou a realização do Sínodo Diocesano de janeiro de 2023 a julho de 2025, no dia que celebraremos 38 anos de criação da Diocese de Imperatriz.

No dia 8 de janeiro de 2023, estamos lançando oficialmente, na Catedral de Fátima e nas 34 paróquias da diocese, o Sínodo Diocesano: caminhar juntos, em comunhão, participação e missão.

Na Solenidade da Epifania, queremos assumir o compromisso de escutar a todos, de caminhar juntos, discernis e encontrar novos caminhos, para fazer que o mistério, que é revelado com a Solenidade da Epifania, de que: “Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.” (1Tim 2,4), se torne realidade nesta parcela do povo de Deus, nesta Igreja Particular, na Diocese de Imperatriz.

Irmãos e irmãs,
Abramos nosso coração a este kairós, a este tempo de graça em nossa diocese. E rezemos para que, de fato, possamos caminhar juntos, em comunhão, participação e missão.

Que assim seja. Amém.

Por Dom Vilsom Basso, SCJ
Bispo de Imperatriz
Imperatriz, 8 de janeiro de 2023
Solenidade da Epifania do Senhor.

Veja Também

CNBB divulga nota em que reprova iniciativa do governo federal de flexibilização do aborto

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou na manhã desta quarta-feira, 18 de janeiro, uma nota na qual…

CNBB divulga nota em que reprova iniciativa do governo federal de flexibilização do aborto

CNBB condena os ataques criminosos ao estado democrático de direito, pede contenção e responsabilização no rigor da lei

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), perplexa com as graves e violentas ocorrências em Brasília (DF), manifestou-se neste…

CNBB condena os ataques criminosos ao estado democrático de direito, pede contenção e responsabilização no rigor da lei

Diocese de Imperatriz manifesta pesar pelo falecimento do Papa emérito Bento XVI

A Diocese de Imperatriz, através de seu bispo, Dom Vilsom Basso, emitiu uma nota de condolências pelo falecimento do Papa…

Diocese de Imperatriz manifesta pesar pelo falecimento do Papa emérito Bento XVI