Romaria da Juventude reúne mais de 20 mil pessoas em Carolina – MA

Com o tema: “Juventudes: Nosso grito é por trabalho e vida”, e o lema “Tende em vós mesmos sentimentos que Jesus Cristo (Fl 2,5)”, a cidade de Carolina foi centro das Juventudes do Maranhão no último final de semana dos dias 17 e 18 de setembro. A X Romaria da Juventude do Maranhão, reuniu mais de 20 mil pessoas na Praça Alípio Carvalho, em Carolina-MA, diocese sede do evento.

A festa organizada pela Pastoral da Juventude do estado (NE5), que aconteceria em 2021 e foi prorrogada para 2022 devido a pandemia de COVID-19, teve início no sábado (17) a partir das 17h, com chegada das delegações juvenis do Maranhão (12 dioceses), e participantes de outros estados, com acolhida e muita animação no palco central.

Após a missa de abertura, às 19h, na qual foi lida a benção apostólica enviada pelo Papa Francisco ao evento, a programação seguiu durante toda a madrugada com música, adoração ao Santíssimo, apresentações teatrais, dança, poesia e apelo por trabalho e vida, pelo fim da violência com as juventudes, encerrando na manhã de domingo (18), com uma grande caminhada pelas ruas de Carolina e a benção de envio.

Caminhada pelas ruas de Carolina. Além de jovens do Maranhão, o evento também contou com participantes outros estados, como Tocantins, Pará, Piauí, Pernambuco e Minas Gerais. Fonte: PJ MA

Dom Francisco Lima, bispo de Carolina, afirma que a Romaria era um grito da juventude. “Não somente cronológico, mas grito de aspirações, grito de sonhos, dos mais profundos de nossa vida”.

O bispo de Imperatriz e bispo referencial para a juventude no Maranhão, Dom Vilsom Basso, há uma energia na juventude que leva a rosto jovem da Igreja. “É a força, fé e alegria nesta juventude em que nós acreditamos como Igreja, de levar vida e esperança pro mundo”. Além da presença dos dois bispos, estiveram presentes também outros bispos do regional NE5, juntamente com sacerdotes e religosa(o)s do estado.

Na foto os bispos dom Rubival (Grajáu), dom Valdeci (Brejo), dom Armando (Bacabal), dom Elio (Pinheiro), dom Sebastião Bandeira (Coroatá e Presidente do NE5), Dom Vilsom (Imperatriz), dom Francisco Lima (Carolina) e dom Valentim (Balsas). Fonte: PJ MA

Para a secretária regional da Pastoral da Juventude Andréa Gabryele, o evento foi marcado pela caminhada da Pastoral da Juventude, que incentiva o protagonismo juvenil. “Podemos anunciar o Cristo jovem, como rosto da Igreja para sociedade, despertando outros jovens a sonhar, pensar e ter consciência de seu caminho, gerando uma civilização do amor, com os mesmos sentimentos de Jesus Cristo, pois o nosso grito é por trabalho e vida, que ecoa em cada canto deste Maranhão”.

Clique aqui e confira algumas fotos

A próxima edição já tem local definido

Uma tradição no final das romarias é o anúncio de onde acontecerá a próxima edição.  Em Carolina, foi anunciada a Diocese de Brejo como sede da XI edição da Romaria da Juventude. Após o anúncio, Dom Valdeci, já foi animando e convidando para a próxima festa da juventudes que será em sua diocese.

Por Pascom – Diocese de Imperatriz

Veja Também

PJ da Imperatriz comemora 50 anos de caminhada com peregrinação

Entre os dias 01 e 13 de maio, a Pastoral da Juventude da diocese de Imperatriz acolheu a Imagem de…

PJ da Imperatriz comemora 50 anos de caminhada com peregrinação

Ordenação Episcopal do Monsenhor Ivanildo Oliveira já tem data marcada

Nomeado pelo Papa Francisco na última quarta-feira (12) como novo bispo da Diocese de Cametá (PA), Monsenhor Ivanildo Oliveira já…

Ordenação Episcopal do Monsenhor Ivanildo Oliveira já tem data marcada

Papa Francisco nomeia padre Ivanildo Oliveira como bispo de Cametá – PA

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (12), o padre Ivanildo Oliveira Almeida, pertencente ao clero diocesano de Imperatriz, como novo…

Papa Francisco nomeia padre Ivanildo Oliveira como bispo de Cametá – PA