Por uma Igreja Sinodal: Assembleia reúne mais de 1200 pessoas na Diocese de Imperatriz

Nos dias 15 a 17 de setembro no Ginásio da Igreja São Francisco em Imperatriz, aconteceu a primeira Assembleia Sinodal da Diocese de Imperatriz. O forte e bonito momento, reuniu mais de 1200 pessoas com a presença do bispo diocesano, Dom Vilsom Basso, do clero, religiosa(o)s e fiéis atuam nas paróquias, pastorais, conselhos, comissões, ministérios, organismos, movimentos e novas comunidades da Igreja Católica na diocese de Imperatriz.

No evento, foram apresentados os resultados do questionário aplicado ao público em geral, entre os meses de março e julho, quanto à ação evangelizadora e pastoral da igreja.

De acordo com o resultado, sete grandes temas estiveram presentes nas respostas: Comunidade, formação, juventudes, opção preferencial por todos, renovação das estruturas de pastoral, reconhecimento e valorização das mulheres e diálogo da Igreja com a sociedade.

A partir das temáticas apresentadas, cada grupo (Total de 70 grupos) aprofundou um dos temas envolvidos, na qual alguns tópicos foram apresentados na plenária geral.

Setenta grupos ficaram em espaços do Ginásio e da Igreja São Francisco em reflexão dos temas. (Foto: Pascom)

Para o sacerdote Jesuíta e que tem assessorado a caminhada sinodal da diocese de Imperatriz, padre Geraldo Luiz Demori, a metodologia adotada na assembleia foi a “conversação espiritual”, semelhante à que será aplicada no Sínodo dos Bispos em outubro, em Roma.

“Essa metodologia acontece em pequenos grupos de maneira simples, com o objetivo de uma escuta ativa e receptiva das partilhas, encorajando o grupo ao discernimento comunitário. Essa experiência espiritual vivida na Assembleia Sinodal de Imperatriz, foi aplicada nas assembleias continentais e será utilizada em Roma, no Sínodo em outubro” disse o padre.

Para bispo de Imperatriz, Dom Vilsom Basso, a metodologia aplicada foi uma primeira experiência que irá contribuir nas próximas.

“O espírito santo e nós decidimos. Nesses três dias na assembleia sinodal, com o método da conversação espiritual, ouvimos consensos que podem auxiliar a evangelizar mais e melhor, realizando em nossa diocese o que aconteceu nas primeiras comunidades cristãs”.

Sínodo Diocesano de Imperatriz

Nos dias 05 e 06 de novembro de 2022 a Diocese de Imperatriz aprofundou o percurso sinodal convocado pelo Papa Francisco em 2021. Ouvido o Conselho Presbiteral e Diocesano de Pastoral, Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz, convocou dia 08/01/2023 o 1º Sínodo da Diocese de Imperatriz, seguindo com sessões e assembleias sinodais até 2024. Dessas sessões sairão as orientações da evangelização e da pastoral na Diocese de Imperatriz nos próximos anos.

O percurso sinodal da diocese de Imperatriz, tem sido assesssorado pelo sacerdote Jesuíta e doutor em Teologia, Pe. Geraldo Luiz Demori, que é da arquidiocese de Belo Horizonte e membro das Comissões Teológicas do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e da CNBB).

Por Pascom – Diocese de Imperatriz

Veja Também

Vocação laical foi o tema abordado na Semana Teológica 2023

Entre os dias 09 e 11 de agosto, aconteceu a Semana Teológica 2023 da diocese de Imperatriz. O evento contou…

Vocação laical foi o tema abordado na Semana Teológica 2023

Diocese de Imperatriz divulga programação da Semana Nacional e Municipal da Família 2023

Lançada para imprensa na manhã de quinta-feira, 10 de agosto, a programação da Semana Nacional e Municipal da Família 2023…

Diocese de Imperatriz divulga programação da Semana Nacional e Municipal da Família 2023

Diocese de Imperatriz assina termo de cooperação técnica com Prefeitura para revitalização da Praça de Fátima

Na manhã desta terça-feira, 27 de junho, no auditório da cúria diocesana de Imperatriz, Dom Vilsom Basso, bispo da diocese,…

Diocese de Imperatriz assina termo de cooperação técnica com Prefeitura para revitalização da Praça de Fátima