Nos dias 15 a 17 de setembro no Ginásio da Igreja São Francisco em Imperatriz, aconteceu a primeira Assembleia Sinodal da Diocese de Imperatriz. O forte e bonito momento, reuniu mais de 1200 pessoas com a presença do bispo diocesano, Dom Vilsom Basso, do clero, religiosa(o)s e fiéis atuam nas paróquias, pastorais, conselhos, comissões, ministérios, organismos, movimentos e novas comunidades da Igreja Católica na diocese de Imperatriz.
No evento, foram apresentados os resultados do questionário aplicado ao público em geral, entre os meses de março e julho, quanto à ação evangelizadora e pastoral da igreja.
De acordo com o resultado, sete grandes temas estiveram presentes nas respostas: Comunidade, formação, juventudes, opção preferencial por todos, renovação das estruturas de pastoral, reconhecimento e valorização das mulheres e diálogo da Igreja com a sociedade.
A partir das temáticas apresentadas, cada grupo (Total de 70 grupos) aprofundou um dos temas envolvidos, na qual alguns tópicos foram apresentados na plenária geral.

Para o sacerdote Jesuíta e que tem assessorado a caminhada sinodal da diocese de Imperatriz, padre Geraldo Luiz Demori, a metodologia adotada na assembleia foi a “conversação espiritual”, semelhante à que será aplicada no Sínodo dos Bispos em outubro, em Roma.
“Essa metodologia acontece em pequenos grupos de maneira simples, com o objetivo de uma escuta ativa e receptiva das partilhas, encorajando o grupo ao discernimento comunitário. Essa experiência espiritual vivida na Assembleia Sinodal de Imperatriz, foi aplicada nas assembleias continentais e será utilizada em Roma, no Sínodo em outubro” disse o padre.
Para bispo de Imperatriz, Dom Vilsom Basso, a metodologia aplicada foi uma primeira experiência que irá contribuir nas próximas.
“O espírito santo e nós decidimos. Nesses três dias na assembleia sinodal, com o método da conversação espiritual, ouvimos consensos que podem auxiliar a evangelizar mais e melhor, realizando em nossa diocese o que aconteceu nas primeiras comunidades cristãs”.
Sínodo Diocesano de Imperatriz
Nos dias 05 e 06 de novembro de 2022 a Diocese de Imperatriz aprofundou o percurso sinodal convocado pelo Papa Francisco em 2021. Ouvido o Conselho Presbiteral e Diocesano de Pastoral, Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz, convocou dia 08/01/2023 o 1º Sínodo da Diocese de Imperatriz, seguindo com sessões e assembleias sinodais até 2024. Dessas sessões sairão as orientações da evangelização e da pastoral na Diocese de Imperatriz nos próximos anos.
O percurso sinodal da diocese de Imperatriz, tem sido assesssorado pelo sacerdote Jesuíta e doutor em Teologia, Pe. Geraldo Luiz Demori, que é da arquidiocese de Belo Horizonte e membro das Comissões Teológicas do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e da CNBB).
Por Pascom – Diocese de Imperatriz