No primeiro sábado de setembro (2), as Pastorais Sociais da Diocese de Imperatriz, promoveram o Seminário Diocesano para a 6º Semana Social Brasileira. Com o tema “Mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho” padres, representantes de Pastorais, movimentos, comunidades de vida, vida religiosa consagrada refletiram nas palavras de Papa Francisco.
Irmã Virgínia, reforça que essa construção está acontecendo desde 2020, sendo prolongada até 2023 com o objetivo de fazer um mutirão pela vida. “O foco de realização consiste em uma ampla discussão pelo bem viver da sociedade brasileira, e o tema nos ilumina a abrangência em todos os sentidos da vida, não somente a pessoa, mas também a casa comum e o planeta, e precisamos com urgência trazer essas reflexões e assumir o compromisso no mutirão pela vida”, afirma a religiosa da Missionárias de Ação Paroquial (MAP).
Para o bispo Dom Vilsom, que chegando da 59ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, esteve presente no seminário, apontou o compromisso da Igreja pela vida, também refletida na assembleia.
“A mensagem ao povo brasileiro que aprovamos na assembleia geral em Aparecida, fala claramente: Na defesa concreta, terra, teto e trabalho, vida plena para todas as pessoas e nisso nos colocamos ao lado de Jesus na defesa e promoção da vida. Essa é a posição de todos os bispos da Igreja Católica no Brasil”, afirma o bispo.
6ª Semana Social Brasileira
A 6ª Semana Social Brasileira, mobilizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em ação coletiva com seus Organismos, Pastorais Sociais e Movimentos Sociais que atuam no campo da Terra, Teto/Moradia e Trabalho.
O objetivo da 6ª semana, é mobilizar a sociedade tendo em vista o fortalecimento da democracia. Um outro objetivo é também fortalecer a ação das Pastorais Sociais da Igreja na defesa da população e dos grupos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade.
Por Pascom – Diocese de Imperatriz