Papa Francisco nomeia padre Ivanildo Oliveira como bispo de Cametá – PA

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (12), o padre Ivanildo Oliveira Almeida, pertencente ao clero diocesano de Imperatriz, como novo bispo da Diocese de Cametá – PA. O anúncio foi feito oficialmente pelo setor de comunicação do Vaticano.

O sacerdote nasceu em 1972, é natural de Arame-MA. Ingressou no seminário em 1994 em São Luis MA, em 1997 concluiu a Faculdade de Filosofia e em 2001 a Teologia no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), sendo ordenado padre em 22/12/2001. Em 2002 foi nomeado Pároco da Paroquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e da Paroquia de Santo Antônio de Pádua, em 2006 foi transferido para a Catedral Diocesana de Nossa Senhora de Fatima, em Imperatriz – MA. Em 2008 fez mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universitas Lateranensis – Roma – Italia. em 2011 foi nomeado Reitor do Seminário Maior Bom Pastor da Diocese de Imperatriz, desde 2012 é professor de Direito Canônico no IESMA. Em 2013 foi nomeado Vigário judicial do Tribunal Regional Eclesiástico do Maranhão, atualmente é Diretor Geral do (IESMA).

Na cúria diocesana, em entrevista, o bispo nomeado comentou do sentimento de alegria pela nomeação do Papa Francisco. “Após viver o Mistério Pascal, na oitava de páscoa, eu, minha, clero diocesano, fiéis da diocese acolhe com a alegria esta mais nova missão”.

A esquerda, Vigário geral, Pe. Eliezer, Dom Vilsom Basso e o Monsenhor Ivanildo Oliveiro. Foto: Pascom

 

Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz, reafirma o sentimento também desta boa notícia. “É uma profunda alegria, profunda emoção e gratidão a Deus, ao nosso clero, na busca em unidade de Deus entre nós e serviço ao povo, através da Igreja. Deus seja louvado”.

Na noite desta quarta-feira (12) na Catedral de Fátima, haverá uma celebração às 19h em ação de graças pela nomeação do Papa Francisco ao monsenhor Ivanildo. O dia de sua ordenação episcopal e posse na diocese, ainda será comunicada.

Saudação da CNBB ao Monsenhor Ivanildo Oliveira Almeida

Estimado Monsenhor Ivanildo Oliveira Almeida,

Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação para a Diocese de Cametá, no Pará, divulgada nesta quarta-feira, 12 de abril. Junto com a nossa acolhida como futuro membro desta Conferência, expressamos votos de um frutuoso ministério episcopal no território amazônico.

Nesta caminhada que dá início à segunda década da história da diocese, possa ser seu pastoreio sinal de consolidação das forças evangelizadoras e da presença eclesial que anuncia e constrói o Reino de Deus, e promove vida plena.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Mário Antonio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral

Por Pascom – Diocese de Imperatriz

Veja Também

Preparativos para a festa de Corpus Christi em Imperatriz entram na reta final

Preparativos para festa de Corpus Christi em Imperatriz (MA), avançam para a reta final. A solene celebração acontecerá nesta quinta-feira,…

Preparativos para a festa de Corpus Christi em Imperatriz entram na reta final

Dia D: Gesto concreto de Corpus Christi em Imperatriz, será em prol do RS

A Solenidade de Corpus Christi em Imperatriz (MA), que nos últimos anos, através dos gestos concretos realizou arrecadação de cestas…

Dia D: Gesto concreto de Corpus Christi em Imperatriz, será em prol do RS

Pe. Josimo: 19ª Romaria da Terra e das Águas em Imperatriz

Neste final de semana, 18 e 19 de maio, a diocese de Imperatriz acolherá centenas de romeiros e romeiras para…

Pe. Josimo: 19ª Romaria da Terra e das Águas em Imperatriz