Papa Francisco nomeia padre Ivanildo Oliveira como bispo de Cametá – PA

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (12), o padre Ivanildo Oliveira Almeida, pertencente ao clero diocesano de Imperatriz, como novo bispo da Diocese de Cametá – PA. O anúncio foi feito oficialmente pelo setor de comunicação do Vaticano.

O sacerdote nasceu em 1972, é natural de Arame-MA. Ingressou no seminário em 1994 em São Luis MA, em 1997 concluiu a Faculdade de Filosofia e em 2001 a Teologia no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), sendo ordenado padre em 22/12/2001. Em 2002 foi nomeado Pároco da Paroquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e da Paroquia de Santo Antônio de Pádua, em 2006 foi transferido para a Catedral Diocesana de Nossa Senhora de Fatima, em Imperatriz – MA. Em 2008 fez mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universitas Lateranensis – Roma – Italia. em 2011 foi nomeado Reitor do Seminário Maior Bom Pastor da Diocese de Imperatriz, desde 2012 é professor de Direito Canônico no IESMA. Em 2013 foi nomeado Vigário judicial do Tribunal Regional Eclesiástico do Maranhão, atualmente é Diretor Geral do (IESMA).

Na cúria diocesana, em entrevista, o bispo nomeado comentou do sentimento de alegria pela nomeação do Papa Francisco. “Após viver o Mistério Pascal, na oitava de páscoa, eu, minha, clero diocesano, fiéis da diocese acolhe com a alegria esta mais nova missão”.

A esquerda, Vigário geral, Pe. Eliezer, Dom Vilsom Basso e o Monsenhor Ivanildo Oliveiro. Foto: Pascom

 

Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz, reafirma o sentimento também desta boa notícia. “É uma profunda alegria, profunda emoção e gratidão a Deus, ao nosso clero, na busca em unidade de Deus entre nós e serviço ao povo, através da Igreja. Deus seja louvado”.

Na noite desta quarta-feira (12) na Catedral de Fátima, haverá uma celebração às 19h em ação de graças pela nomeação do Papa Francisco ao monsenhor Ivanildo. O dia de sua ordenação episcopal e posse na diocese, ainda será comunicada.

Saudação da CNBB ao Monsenhor Ivanildo Oliveira Almeida

Estimado Monsenhor Ivanildo Oliveira Almeida,

Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação para a Diocese de Cametá, no Pará, divulgada nesta quarta-feira, 12 de abril. Junto com a nossa acolhida como futuro membro desta Conferência, expressamos votos de um frutuoso ministério episcopal no território amazônico.

Nesta caminhada que dá início à segunda década da história da diocese, possa ser seu pastoreio sinal de consolidação das forças evangelizadoras e da presença eclesial que anuncia e constrói o Reino de Deus, e promove vida plena.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Mário Antonio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral

Por Pascom – Diocese de Imperatriz

Veja Também

TJMA julga constitucional lei que tornou Corpus Christi feriado estadual

Na quarta-feira (06), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) reconheceu de forma unânime, a constitucionalidade da Lei nº 11.539,…

TJMA julga constitucional lei que tornou Corpus Christi feriado estadual

Calendário do mutirão de confissões na diocese de Imperatriz

O período quaresmal impulsiona vários fiéis ao sacramento da reconciliação, que é uma das recomendações da Igreja. Desde o início…

Calendário do mutirão de confissões na diocese de Imperatriz

Resultado da pré-seleção do Curso de Libras no contexto religioso

A Comissão Organizadora do curso Libras no Contexto Religioso, divulga o resultado da pré-seleção de inscritos para o curso. A…

Resultado da pré-seleção do Curso de Libras no contexto religioso