“Missionários Digitais” na Diocese de Imperatriz

Dom Vilsom Basso: partilho uma experiência missionária muito bonita que estamos vivenciando., como bispo diocesano, buscando caminhos de cuidar pastoralmente do povo.

Dom Vilsom Basso, SCJ,  bispo de Imperatriz, Maranhão

A experiência de Pandemia tem sido dura, mas têm-nos ajudado a encontrar novos caminhos para seguir evangelizando, especialmente pela força das redes sociais.

Partilho uma experiência missionária muito bonita que estamos vivenciando. Como bispo diocesano, buscando caminhos de cuidar pastoralmente do povo, desde o dia 22 de março de 2020, todos os dias, sozinho, na capela da cúria diocesana, tenho celebrado a Missa e o Terço em Seu Lar, pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Como celebro sozinho, devido aos cuidados com a pandemia, de suas casas remotamente, Josafá Ramalho, Willian Martins e Flávio Dantas, membros da Pastoral da Comunicação (Pascom) de nossa diocese, me ajudam a realizar esta bonita missão.

Missionários Digitais

Na manhã de domingo de 19 de abril de 2020, em que celebrávamos o Domingo da Misericórdia, Jesus dizia no evangelho “Como o pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20,21). Com essa inspiração bíblica, nós instituímos aquelas pessoas que estavam participando conosco neste dia através das redes sociais, como MISSIONÁRIOS DIGITAIS DA DIOCESE DE IMPERATRIZ.

O Missionário Digital tem o compromisso NÃO COMPARTILHAR palavras de ódio, violência, discriminação. O Missionário Digital somente compartilha o bem, o diálogo, a misericórdia, a solidariedade, o perdão, a paz, buscando construir pontes.

Em 31 de julho de 2020, reabrimos as igrejas, com todos os protocolos sanitários, mas as Missas e o Terço nas redes sociais continuaram. Tem sido uma bela experiência evangelizadora e vemos como uma das maneiras de cuidar do rebanho que nos foi confiado, de consolar, de confortar o povo e todos os machucados por esta pandemia.

Este caminho tem sido fundamental para evangelizar e conscientizar as pessoas sobre a importância da fé, da ciência e da solidariedade. Nossas palavras desse têm sido: serenidade, seriedade, responsabilidade.

Rádios Missionárias

Desde o dia 29 de março de 2020, aos domingos, além das Redes Sociais, a Santa Missa é retransmitida gratuitamente por 11 (onze) Rádios FM, que cobrem toda a área da Diocese de Imperatriz, formada por 13 cidades. O diretor da Rádio Esperança FM, de Buritirana-MA, é o Pastor Valdeci, da Assembleia de Deus. Meu amigo, meu irmão. Ele retransmite a missa e nos dá um belo exemplo de ecumenismo e comunhão.

Nós entregamos, oficialmente, a cada rádio parceira o diploma de: RÁDIO MISSIONÁRIA. São muitos católicos, não católicos e pessoas de boa vontade que são alcançadas pelas Redes Sociais, Rádios FM e por cada Missionário Digital.

Compartilhar também é evangelizar

Para os Missionários Digitais criamos o Lema: Compartilhar também é evangelizar. O Adesivo é: Eu sou Missionário Digital e o Refrão: Vai, vai missionário digital, não tenhas medo de compartilhar.

Para a Diocese de Imperatriz, é um caminho que veio para ficar, nos ajudando a cumprir o mandato do Senhor: “Ide e pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16,15).

Veja Também

Diocese de Imperatriz confirma calendário de posses e apresentações dos padres

Em outubro de 2022, foi anunciada as nomeações e transferências de padres na Diocese de Imperatriz (Clique aqui). Dia 8…

Diocese de Imperatriz confirma calendário de posses e apresentações dos padres

Presidência da CNBB: “o exercício da cidadania não se esgota com o fim do processo eleitoral”

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta segunda-feira, 31 de outubro, uma mensagem sobre a…

Presidência da CNBB: “o exercício da cidadania não se esgota com o fim do processo eleitoral”

Aberta as inscrições para Assembleia Diocesana 2022

Além da divulgação das nomeações e transferências dos padres, anunciadas na reunião do clero diocesano de Imperatriz (Padres) da última…

Aberta as inscrições para Assembleia Diocesana 2022