Impulsionados pelo tema Jesus, vida e esperança, mais de 25 mil fiéis marcaram presença nas celebrações da Solenidade de Corpus Christi da última quinta-feira (16), nas paróquias da diocese de Imperatriz.
Após dois anos, a grande festa da Eucaristia, foi marcada também pelo retorno das procissões, pois devido a pandemia, algumas atividades presenciais estavam suspensas.
Outra atividade ampliada, foi a coleta de alimentos não perecíveis, que desde 2020, reforça o compromisso da Igreja Católica para com as famílias mais carentes, como fruto da fé na presença do Senhor na Santíssima Eucaristia.
Segundo o pároco da Catedral Diocesana de Nossa Senhora de Fátima, em Imperatriz, e vigário da diocese, Pe. Eliezer Paiva, o sentimento é de gratidão pela festa celebrada. “A percepção foi de uma enorme participação dos fiéis, nas três celebrações que tivemos na Catedral e na procissão, tal como a arrecadação de cestas básicas. A manifestação das pessoas em acreditar na presença viva, real e concreta na eucaristia, nos leva a esse sentimento de gratidão ao Senhor.”, afirma o padre.

Para o bispo diocesano de Imperatriz, Dom Vilsom Basso, que estava com COVID, e que acompanhou pelas redes sociais, as pessoas deram um bonito testemunho, manifestando seu amor pela eucaristia. “Vejo as celebrações de Corpus Christi deste ano, uma confirmação de um caminho, uma reanimação geral de nossas paróquias e comunidades, dando força necessária para continuarmos com o nosso testemunho, evangelizando”.
Solenidade de Corpus Christi
A fonte e centralidade de toda a vida cristã está presente na Eucaristia. A Solenidade de Corpus Christi é celebrada 60 dias após a Páscoa, de acordo com o calendário litúrgico. É a grande festa que comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, que em procissão nas ruas, os fiéis manifestam a sua fé, devoção e piedade, agradecendo e louvando a Deus, pela presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.
Em Imperatriz, desde 2020, está sendo realizada nas paróquias, devido os cuidados sanitários em relação a pandemia, não acontecendo no Estádio Municipal Frei Epifânio D’Abadia, visto também que em 2022, não foi concluída a reforma programada do estádio municipal.
Por Pascom – Pastoral da Comunicação