Falece aos 87 anos o cardeal Cláudio Hummes

Morreu na manhã desta segunda-feira (04), o cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo. A informação foi confirmada, em nota, pelo atual arcebispo, cardeal Odilo Sherer.

O cardeal, tinha 87 anos (completaria 88 anos em 8 de agosto) e morreu em sua residência, na zona Sul de capital paulista, onde permanecia, a seu pedido, em cuidados paliativos após um quadro irreversível de câncer no pulmão. Seu longo ministério foi dedicado, em particular, ao acompanhamento dos povos indígenas, do qual trouxe a voz ao Sínodo para a Região Pan-Amazônica em 2019.

O bispo de Imperatriz, Dom Vilsom Basso, afirma que o cardeal é uma referência, lutou por várias causas em missão. “Uma grande referência para a Igreja no Brasil, para a Igreja na Amazônia. Lutou incansavelmente pelas causas sociais, com os mais pobres e na preservação da casa comum”.

Cardeal Cláudio Hummes, lema: OMNES VOS FRATRES; Vós sois todos irmãos

Nascido em Salvador do Sul (RS), em 08.08.1934, entrou na vida religiosa da Ordem Franciscana dos Frades Menores; recebeu a ordenação sacerdotal em 3 de agosto de 1958 e a ordenação episcopal em 25 de maio de 1975. Foi bispo diocesano de Santo André (SP), Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo. Foi feito membro do Colégio Cardinalício pelo Papa São João Paulo II no Consistório de 21 de fevereiro de 2001. De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

Seu corpo será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo, onde serão celebradas, santas Missas em diversos horários a serem oportunamente divulgados.

Confira a nota na integra da Arquidiocese de São Paulo, clique aqui.

Fonte: Arquidiocese de São Paulo / Adaptado Pascom – Diocese de Imperatriz

 

Veja Também

Diocese de Imperatriz confirma calendário de posses e apresentações dos padres

Em outubro de 2022, foi anunciada as nomeações e transferências de padres na Diocese de Imperatriz (Clique aqui). Dia 8…

Diocese de Imperatriz confirma calendário de posses e apresentações dos padres

Presidência da CNBB: “o exercício da cidadania não se esgota com o fim do processo eleitoral”

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta segunda-feira, 31 de outubro, uma mensagem sobre a…

Presidência da CNBB: “o exercício da cidadania não se esgota com o fim do processo eleitoral”

Aberta as inscrições para Assembleia Diocesana 2022

Além da divulgação das nomeações e transferências dos padres, anunciadas na reunião do clero diocesano de Imperatriz (Padres) da última…

Aberta as inscrições para Assembleia Diocesana 2022