Escola Diaconal encerra primeiro ano letivo de Teologia

A Escola Diaconal São Lourenço encerrou neste mês de dezembro (17), no Centro de Treinamento Anajás (CTA), o primeiro ano letivo do curso de Graduação em Teologia, com os candidatos ao Diaconado Permanente da Diocese de Imperatriz.

A celebração da Santa Missa foi presidida por Dom Vilsom Basso e concelebrada pelos padres Eliezer Paiva e Edinaldo Pereira. Também estiveram presentes esposas, filhos e familiares dos candidatos ao diaconado, que logo após a celebração encerraram com agradecimentos e fraternalmente com um jantar.

Para o candidato José Rafael, esposo da Bruna, pai do Miguel (10), Dávila (4) e Maria Dulce (1), membros da recém-criada Paróquia São Rafael em Açailândia, foi um ano muito gratificante e enriquecedor na escola.

“Para mim esse primeiro ano da Escola Dioconal, foi para introduzir ao chamado proposto, com responsabilidade de nossa vocação, e a experiência de convívio através das aulas e da fraternidade entre os outros irmãos candidatos, foi também de suma importância e gratificante em nosso processo formativo”, afirma.

Candidatos ao diaconado e suas famílias. Foto: Pascom

A Escola Diaconal São Lourenço teve início em 2022, e atualmente conta com 30 candidatos ao diaconado, que por enquanto estão em formação através do curso de Teologia, com conclusão em 4 anos. Vale ressaltar, que as famílias dos candidatos são acompanhadas pela equipe diretora da escola em momentos fraternos e reuniões com as mesmas.

Acompanhada pelo bispo diocesano, escola tem como diretor, Pe. Eliezer Paiva, e como 1º e 2º secretários, respectivamente Pe. Edinaldo Pereira e dona Maria Helena da Luz.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica (n. 1554), o diácono permanente, destina-se a ajudar e a servir os bispos e presbíteros. Por isso, o termo “sacerdote” designa os bispos e presbíteros, mas não os diáconos. No entanto, a doutrina católica estabelece que o grau de diaconato é um grau de serviço, estabelecido desde a época dos apóstolos, como testemunham os Atos dos Apóstolos e a Carta de São Paulo a Timóteo: (Atos 6, 1-6).

Por Pascom – Diocese de Imperatriz

Veja Também

CNBB divulga nota em que reprova iniciativa do governo federal de flexibilização do aborto

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou na manhã desta quarta-feira, 18 de janeiro, uma nota na qual…

CNBB divulga nota em que reprova iniciativa do governo federal de flexibilização do aborto

Sínodo da Diocese De Imperatriz: Por uma Igreja sinodal de comunhão, participação e missão

Na Solenidade da Epifania do Senhor, a Diocese de Imperatriz, em comunhão com o Papa Francisco, que convocou o Sínodo…

Sínodo da Diocese De Imperatriz: Por uma Igreja sinodal de comunhão, participação e missão

CNBB condena os ataques criminosos ao estado democrático de direito, pede contenção e responsabilização no rigor da lei

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), perplexa com as graves e violentas ocorrências em Brasília (DF), manifestou-se neste…

CNBB condena os ataques criminosos ao estado democrático de direito, pede contenção e responsabilização no rigor da lei