A Escola Diaconal São Lourenço encerrou neste mês de dezembro (17), no Centro de Treinamento Anajás (CTA), o primeiro ano letivo do curso de Graduação em Teologia, com os candidatos ao Diaconado Permanente da Diocese de Imperatriz.
A celebração da Santa Missa foi presidida por Dom Vilsom Basso e concelebrada pelos padres Eliezer Paiva e Edinaldo Pereira. Também estiveram presentes esposas, filhos e familiares dos candidatos ao diaconado, que logo após a celebração encerraram com agradecimentos e fraternalmente com um jantar.
Para o candidato José Rafael, esposo da Bruna, pai do Miguel (10), Dávila (4) e Maria Dulce (1), membros da recém-criada Paróquia São Rafael em Açailândia, foi um ano muito gratificante e enriquecedor na escola.
“Para mim esse primeiro ano da Escola Dioconal, foi para introduzir ao chamado proposto, com responsabilidade de nossa vocação, e a experiência de convívio através das aulas e da fraternidade entre os outros irmãos candidatos, foi também de suma importância e gratificante em nosso processo formativo”, afirma.

A Escola Diaconal São Lourenço teve início em 2022, e atualmente conta com 30 candidatos ao diaconado, que por enquanto estão em formação através do curso de Teologia, com conclusão em 4 anos. Vale ressaltar, que as famílias dos candidatos são acompanhadas pela equipe diretora da escola em momentos fraternos e reuniões com as mesmas.
Acompanhada pelo bispo diocesano, escola tem como diretor, Pe. Eliezer Paiva, e como 1º e 2º secretários, respectivamente Pe. Edinaldo Pereira e dona Maria Helena da Luz.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica (n. 1554), o diácono permanente, destina-se a ajudar e a servir os bispos e presbíteros. Por isso, o termo “sacerdote” designa os bispos e presbíteros, mas não os diáconos. No entanto, a doutrina católica estabelece que o grau de diaconato é um grau de serviço, estabelecido desde a época dos apóstolos, como testemunham os Atos dos Apóstolos e a Carta de São Paulo a Timóteo: (Atos 6, 1-6).
Por Pascom – Diocese de Imperatriz