Diocese de Imperatriz promove encontros sobre núcleos temáticos do Sínodo dos Bispos

Durante o mês de março, a equipe responsável pelas orientações a nível diocesano para o Sínodo dos Bispos 2023, estará reunida com padres, religiosa(o)s, agentes e representantes paroquiais e diocesanos de pastorais, conselhos, comissões, ministérios, equipes de serviço, movimentos e novas comunidades, na partilha sobre os núcleos temáticos do documento preparatório do Sínodo, como preparação e experiência diocesana do Caminho Sinodal da diocese.

Avaliando pedidos das dioceses, o Conselho Ordinário do Sínodo dos Bispos, consciente de que uma Igreja sinodal é uma Igreja que escuta, considerando que esta primeira fase é essencial para este caminho sinodal decidiu prolongar as respostas diocesanas até 15 de agosto de 2022. Na Diocese de Imperatriz, algumas orientações já foram socializadas em reuniões anteriores, e com a prorrogação do prazo de entrega do questionário diocesano, o momento amplia a reflexão da Igreja Católica de Imperatriz no processo de escuta e partilha.

Para o vigário geral e integrante da equipe diocesana do Sínodo, Pe. Eliezer Paiva, algo importante também além da resposta do questionário diocesano, é a permanência de uma grande reflexão para nossa diocese, em que também auxilie em caminhos pastorais de nossa diocese.

Pe. Eliezer Paiva em entrevista sobre o sínodo. (Foto: Pascom)

“Os encontros vão nos permitir ampliar as reflexões, quanto aos dez núcleos temáticos, sobretudo com as lideranças ligadas à comunidade, tal como membros das diversas realidades de evangelização da diocese, e a partir disso, facilitar a respostas do questionário, que nos foi proposto pela Santa Sé, direcionado também pelo Regional Nordeste 5 (Maranhão) da CNBB, levando a comunidade, a se propor ao caminho sinodal”, reitera o padre.

 

Os encontros acontecerão de forma remota, via google meet, nos horários de 20h às 21h15. Em datas específicas, foi organizado o público alvo de cada encontro, que poderão ser encontrados no site ou aplicativo da diocese no menu (botão) AGENDA.

Link do Google Meet permanente dos encontros: https://meet.google.com/wnq-tnzc-ipn

Dias dos Encontros:

10/03 (Quinta-feira) – Catequese
14/03 (Segunda-feira) – Pastorais | Conselhos | Comissões | Ministérios e Equipes
21/03 (Segunda-feira) – Movimentos e Novas Comunidades
28/03 (Segunda-feira) – Juventudes
31/03 (Quinta-feira) – Padres/Religiosos e Religiosas

Faça o download do Documento Preparatório do Sínodo dos bispos, clique aqui.

Não esqueça também de baixar o questionário diocesano, clique aqui

Maiores informações: (99) 99146-4636 (Daril de Deus) | (99) 98269-4040 (Ir. Rita das Teresianas)

Por Pascom – Diocese de Imperatriz

 

Veja Também

TJMA julga constitucional lei que tornou Corpus Christi feriado estadual

Na quarta-feira (06), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) reconheceu de forma unânime, a constitucionalidade da Lei nº 11.539,…

TJMA julga constitucional lei que tornou Corpus Christi feriado estadual

Calendário do mutirão de confissões na diocese de Imperatriz

O período quaresmal impulsiona vários fiéis ao sacramento da reconciliação, que é uma das recomendações da Igreja. Desde o início…

Calendário do mutirão de confissões na diocese de Imperatriz

Resultado da pré-seleção do Curso de Libras no contexto religioso

A Comissão Organizadora do curso Libras no Contexto Religioso, divulga o resultado da pré-seleção de inscritos para o curso. A…

Resultado da pré-seleção do Curso de Libras no contexto religioso