Diocese de Imperatriz inicia etapa sinodal convocado pelo Papa Francisco

Aconteceu no último domingo (17) em várias dioceses do mundo, a abertura do caminho sinodal, em preparação para a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que acontecerá no mês outubro de 2023 em Roma com o tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Na Diocese de Imperatriz, a abertura foi marcada com a Santa Missa das 19h, na Catedral Nossa Senhora de Fátima, presidida por Dom Vilsom Basso, scj.

Para Dom Vilsom, o Papa Francisco quer de fato ouvir, é um pedido de escuta em todas as dioceses. “O papa quer escutar, leigos e leigas, religiosos e religiosas, padres e bispos, em três questões especiais: no que a diocese e a paróquia estão caminhando juntos, quais os desafios em caminhar juntos como igreja paroquial/diocesana, e por fim, que se apresente sugestões, soluções que superem essas dificuldades” afirmou o bispo.

O caminho sinodal de escuta e propostas, será articulado em três etapas, diocesana, continental e universal. Foi atribuída na diocese, uma comissão responsável pela metodologia e síntese das reflexões e contribuições das paróquias, que serão enviados até o dia 31 de dezembro deste ano.

Sínodo dos Bispos

O termo “sínodo” deriva do grego “sýnodos”, que significa “reunião”. O termo é composto pelo prefixo “syn” (junto com/junto de/junto a) e pelo substantivo “hodós” (caminho). O verbo grego synodéo significa “fazer um caminho com alguém”.

Instituído pelo Papa São Paulo VI aos 15 de setembro de 1965 por meio do Motu Proprio intitulado Apostolica Sollicitudo, o Sínodo dos Bispos consiste em um momento consultivo, com a presença de alguns bispos eleitos dos cinco continentes, que em unidade hierárquica com o Romano Pontífice, o auxilia em temas e assuntos que possam melhor guiar a Igreja em sua missão.

Por Pastoral da Comunicação (Pascom) – Diocese de Imperatriz

Veja Também

TJMA julga constitucional lei que tornou Corpus Christi feriado estadual

Na quarta-feira (06), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) reconheceu de forma unânime, a constitucionalidade da Lei nº 11.539,…

TJMA julga constitucional lei que tornou Corpus Christi feriado estadual

Calendário do mutirão de confissões na diocese de Imperatriz

O período quaresmal impulsiona vários fiéis ao sacramento da reconciliação, que é uma das recomendações da Igreja. Desde o início…

Calendário do mutirão de confissões na diocese de Imperatriz

Resultado da pré-seleção do Curso de Libras no contexto religioso

A Comissão Organizadora do curso Libras no Contexto Religioso, divulga o resultado da pré-seleção de inscritos para o curso. A…

Resultado da pré-seleção do Curso de Libras no contexto religioso