Covid-19: Papa em ajuda ao Brasil e outros 8 países envia ventiladores pulmonares

Para combater a Covid-19, o uso desses equipamentos que auxiliam na respiração dos pacientes está contribuindo para salvar milhares de vida no mundo inteiro. Francisco, nesta quinta-feira (17), através da Esmolaria Apostólica, enviou 38 ventiladores pulmonares além material médico-sanitário a 9 países em crise. Entre eles, o Brasil, que voltou a ter média de mortes acima de 2 mil em 24 horas, contabilizando mais de 496 mil vítimas por causa do vírus.

Os povos que mais sofrem no mundo com a pandemia da Covid-19 ganharam novamente a atenção do Papa Francisco. Nesta quinta-feira (17), através da Esmolaria Apostólica, o Pontífice enviou 38 ventiladores pulmonares além de material médico-sanitário a 9 países em crise. Entre eles, o Brasil, que voltou a ter média de mortes acima de 2 mil em 24 horas, contabilizando mais de 496 mil vítimas por causa do vírus.

O destino das doações do Papa

Para combater a coronavírus, os ventiladores pulmonares – uma máquina que ajuda o paciente a respirar quando ele não consegue fazê-lo sozinho pelo nível de insuficiência respiratória ou complicações de quadros clínicos, por exemplo – estão ajudando no tratamento dos internados e contribuindo para salvar milhares de vida no mundo inteiro. São equipamentos essenciais nas instituições de saúde, com demanda aumentada durante a pandemia de Covid-19 já que a doença afeta principalmente as vias respiratórias.

O Brasil vai receber 6 ventiladores pulmonares, mas as doações também foram encaminhadas às Nunciaturas Apostólicas de países da América Latina – como Colômbia, Argentina, Chile e Bolívia, além de Índia, África do Sul, Síria e Papua Nova Guiné. Todo o material, em seguida, será distribuído aos hospitais para tentar aliviar a pressão das estruturas já que “a emergência sanitária ainda permanece forte em muitas partes mais pobres do mundo”, afirma um comunicado da Esmolaria Apostólica, “enquanto a campanha de vacinação está avançando intensamente nos países mais ricos”.

Os novos desafios da pandemia

A Organização Mundial da Saúde está inclusive lançando um novo alarme sobre o aumento de contágios devido às variantes do vírus, apesar dos esforços dos profissionais de saúde em todo o mundo. Por isso não se pode dizer que a pandemia está sob controle.  Enquanto a Europa discute sobre o “green pass”, o passe livre para poder viajar sem restrições, a propagação de variantes é assustadora: só no Reino Unido, o número de casos com a ‘variante Delta’, inicialmente identificada na Índia, está aumentando.

O governo de Portugal, por exemplo, a partir desta sexta-feira (18) proíbe até a próxima segunda-feira (21) a entrada ou saída de Lisboa e região metropolitana para controlar a disseminação do vírus para o resto do país. Pelo segundo dia consecutivo, Portugal passou dos mil novos casos de Covid-19 em 24 horas, a maior alta desde fevereiro quando o país estava em lockdown: desses, mais de 800 foram registrados em Lisboa e Vale do Tejo, possivelmente devido à ‘variante Delta’.

Fonte: Vatican News

Veja Também

PJ da Imperatriz comemora 50 anos de caminhada com peregrinação

Entre os dias 01 e 13 de maio, a Pastoral da Juventude da diocese de Imperatriz acolheu a Imagem de…

PJ da Imperatriz comemora 50 anos de caminhada com peregrinação

Ordenação Episcopal do Monsenhor Ivanildo Oliveira já tem data marcada

Nomeado pelo Papa Francisco na última quarta-feira (12) como novo bispo da Diocese de Cametá (PA), Monsenhor Ivanildo Oliveira já…

Ordenação Episcopal do Monsenhor Ivanildo Oliveira já tem data marcada

Papa Francisco nomeia padre Ivanildo Oliveira como bispo de Cametá – PA

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (12), o padre Ivanildo Oliveira Almeida, pertencente ao clero diocesano de Imperatriz, como novo…

Papa Francisco nomeia padre Ivanildo Oliveira como bispo de Cametá – PA