Chancelaria

O Código de Direito Canônico determina que em cada Cúria Diocesana deve haver um Chanceler, que atua como notário e secretário da Cúria, cuja principal função é cuidar que os documentos da Cúria sejam redigidos e devidamente conservados no seu arquivo. Os cânones 482-491 detalham quais as funções e as prerrogativas do Chanceler e dos demais notários (que eventualmente podem atuar na Chancelaria Diocesana).

A Chancelaria da Diocese é responsável por preparar Nomeações, Provisões, Decretos, Atos, Documentos de Ordenações, Documentos Sacerdotais, licenças matrimoniais, e por despachar os atos oficiais do Bispo Diocesano. Nos atos com efeito jurídico-canônico, emanados e assinados pelo Bispo, o Chanceler certifica assinando conjuntamente.

A Chancelaria também é responsável por recolher dados estatísticos das Paróquias, Instituições e Organismos da Igreja Diocesana e transmiti-los à Secretaria de Estado da Santa Sé para compor a Estatística anual da Igreja Católica no mundo, entre outras atribuições.

Chanceler: Pe. Laersio da Silva Machado

Secretária da Cúria Diocesana: Maria Helena da Luz Rodrigues

receba nossas atualizações!

Atendimento de segunda a sexta