Desde o princípio a Igreja olha e cuida com carinho dos mais necessitados, e ensina que devemos partilhar dos nossos bens para que ninguém passe necessidades. Na sociedade globalizada e voltada para os interesses individuais, cresce o número de pessoas cada vez mais pobres e, porque não dizer, vivendo na miséria.
A Diocese de Imperatriz, não fica de fora deste cenário, promovendo e assumindo, o seu compromisso como Igreja através dos trabalhos das paróquias, pastorais, organismos de serviço entre outras expressões. Com a pandemia em 2020/2021, o Brasil visibiliza mais de 19 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar, o que representa mais de 9% da população do país, a maior taxa desde 2004. Como intuito de atenuar o impacto causado pela insegurança alimentar e pela fome agravada, foi criada por inciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Caritas Brasileira e Conferencia dos Religiosos do Brasil (CRB), a Ação Solidária Emergencial – “É tempo de Cuidar” para ajudar a combater a fome no Brasil.
Com isso, através do decreto 07/2020 publicado no dia 11 de junho de 2020, o bispo diocesano de Imperatriz, Dom Vilsom Basso, SCJ decidiu que na festa da Solenidade de Corpus Christi, ou em preparação a ele, se façam coletas de alimentos não perecíveis para serem distribuídos aos mais pobres, como fruto da fé na presença do senhor na Santíssima Eucaristia, Pão partido para a vida do mundo.
Doações recebidas Corpus Christi 2020 – 06 Toneladas
Máscaras Confeccionadas por voluntários 2020 – 11.500
Doações recebidas Corpus Christi 2021 – 3,5 Toneladas
Público contemplado
- Famílias necessitadas das periferias de Imperatriz e de outras cidades da diocese.
- Povos Indígenas
- Outras obras sociais da diocese.
Objetivo: Mobilizar as pessoas para a solidariedade com a nobre missão de amar e partilhar com os irmãos e irmãs mais necessitados.