A catequista Cleiane Almeida da diocese de Imperatriz, será instituída para o Ministério de Catequista neste sábado, 13 de abril, às 07h da manhã no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP). Na presença dos bispos do Brasil, a cerimônia é um dos vários momentos especiais da programação da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB), que ocorre nos dias 10 a 19 de abril.
O Ministério de Catequista foi instituído pelo Papa Francisco em maio de 2021, com o motu proprio Antiquum Ministerium. Escolhida pelo o Regional Nordeste 5 (NE-V), Cleiane Almeida será a maranhense a ser conferida com o ministério, representando o regional, juntamente com representantes de outros regionais do Brasil, 19 ao todo.

Cleiane Almeida que é da Paróquia São João Batista em Açailândia (MA), é casada, mãe de dois filhos, administradora e psicóloga. Catequista há 25 anos, passando por várias etapas no âmbito catequético com crianças, adolescentes e adultos, desde sua juventude se doa em missão no serviço a Igreja. Como liderança, já foi coordenadora da catequese em sua paróquia, assumindo logo após na diocese, a coordenação da Comissão para Animação Bíblico-Catequética, colaborando na implantação da Iniciação à Vida Cristã e também no processo de Inspiração Catecumenal. Atualmente, Cleiane é no estado do Maranhão, coordenadora para Animação Bíblico-Catequética no Regional 5 (NE-V). Em sua caminhada, também já colaborou na assessoria em grupos de jovens e na Infância e Adolescência Missionária (IAM). Cleiane partilha com sentimento de gratidão pela escolha:
“Minha gratidão a Dom Gilberto, presidente do nosso regional, pela indicação e apoio. Tive o prazer de conviver em sua missão pastoral, quando bispo de Imperatriz. Dom Rubival, nosso referencial da catequese no regional, pelo seu amor, carinho e auxílio no projeto catequético em nosso estado, onde também desejo uma boa caminhada em sua mais nova missão na diocese de Bom Jesus da Lapa (BA). E ao meu bispo Dom Vilsom Basso, pelo apoio, grande incentivo e confiança em meu trabalho na diocese”.
Dom Vilsom Basso também se manifestou sobre a escolha de Cleiane:
“Minha alegria e também a honra de nossa diocese de Imperatriz, em ver a Cleiane ser escolhida como a primeira catequista a receber o Ministério de Catequista na Igreja Católica do Maranhão. Esperamos que seja uma caminhada do primeiro passo nesta direção para os catequistas da diocese de Imperatriz. Que este exemplo, inspire outros e outras catequistas deste importante serviço que o Papa Francisco nos proporciona para evangelização na Igreja”.
O ministério de catequistas
Instituído pelo Papa Francisco com o motu proprio Antiquum Ministerium, do dia 10 de maio do ano de 2021, o ministério de catequista “é um serviço estável prestado à Igreja local de acordo com as exigências pastorais identificadas” pelo bispo, e que devem ser desempenhadas de acordo com a condição de cristãos leigos e leigas que recebem este ministério.
A cerimônia de instituição do ministério de catequistas será transmitida ao vivo TV Aparecida e pelos canais oficiais da CNBB Nacional.
Por Pascom – Diocese de Imperatriz c/ informações do Regional NE-V.






