Bispos do Maranhão visitam papa Francisco, a partir de segunda (30)

De 30 de maio a 04 de junho, os bispos do Maranhão, Regional Nordeste V da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, participarão da visita Ad Limina Apostolorum, no Vaticano.

Conforme explica o presidente do Regional Nordeste 5 e bispo da diocese de Coroatá, dom Sebastião Bandeira, o objetivo dessa visita é, em primeiro lugar, prestar comunhão ao Santo Padre, além de apresentar as propostas pertinentes à Igreja no Maranhão e estar atentos às opiniões dos cardeais. “Nós iremos visitar os organismos que fazem parte da nossa Igreja, queremos partilhar nossas preocupações em relação à vida do povo, à estrutura da nossa Igreja, colocar nossas inquietações, apresentar nossas propostas e também ouvir a opinião desses cardeais que acompanham a atividade da Igreja e ajudam o papa Francisco na sua missão”, disse.

Durante a semana os bispos participarão de celebrações em algumas Basílicas importantes como a Basílica de São Pedro, junto ao túmulo do primeiro papa, na Basílica de São Paulo, onde ele foi martirizado, e também na Basílica dedicada à Nossa Senhora. Além de visitas a entidades ligadas à vida da Igreja e instituições como o Colégio Pio Brasileiro, para onde alguns padres das nossas dioceses foram enviados aos estudos.

Bênçãos

“Esperamos que essa visita possa renovar em cada um de nós o nosso entusiasmo para a missão e também ser fonte de bênçãos para todo o nosso povo. Levaremos ao nosso papa Francisco o abraço de todos vocês e com certeza ele vai mandar e pedir a Deus que nos abençoe”, afirmou dom Sebastião.

Dom Valentim Fagundes, dom Vilsom Basso, dom Valdeci e dom Elio Rama reunidos no aeroporto.

Dom Valentim Fagundes, bispo de Balsas e referencial para ação missionária, participa pela primeira vez da visita e sua pauta é sobre a nova evangelização. “Tem toda uma programação que é feita com antecedência que a própria cúria romana nos envia dizendo quais os Dicastérios que vamos visitar, quais as congregações a serem visitadas no Vaticano”.

Como dom Valentim, os bispos dom Evaldo, dom Rubival, dom Jan e dom Francisco irão participar pela primeira vez da visita. Enquanto que para dom Sebastião Bandeira, dom Sebastião Duarte, dom Valdeci, dom Gilberto, dom Elio, dom Armando, dom Vilsom será a oportunidade de reencontrar o Santo Padre e mostrar-lhe os avanços pastorais desde a última visita.

Visita Ad Limina Apostolorum

Segundo o Diretório da visita ‘Ad Limina’, a visita Ad limina Apostolorum é realizada por bispos que presidem na caridade e no serviço às Igrejas particulares em todo o mundo, em comunhão com a Sé Apostólica e tem um significado preciso, ou seja, o revigoramento da própria responsabilidade de sucessores dos Apóstolos e da comunhão hierárquica com o Sucessor de Pedro, e a referência na visita a Roma, ao túmulo dos Santos Pedro e Paulo, pastores e colunas da Igreja Romana.

É prevista no Código de Direito Canônico nos seus cânones 399-400:

Cân 399 – § 1. O Bispo diocesano está obrigado a apresentar de cinco em cinco anos um relatório ao Sumo Pontífice sobre o estado da diocese que lhe está confiada, segundo a forma e o tempo determinados pela Sé Apostólica.

Antes da concretização da visita, os bispos realizam três passos: 1 – Preparação Remota (preparação espiritual, a elaboração e o envio do relatório quinquenal, os contatos com o Representante Pontifício local). 2 – Preparação Próxima (acordos prévios com o departamento competente da Congregação para os Bispos para estabelecer as datas e os detalhes da visita). 3 – A Visita (peregrinação em homenagem ao túmulo dos Príncipes dos Apóstolos, o encontro com o Santo Padre, e os contatos com os Dicastérios da Cúria Romana).

Programação

Com a programação em mãos, os bispos do Regional Nordeste 5 dividiram as falas conforme a congregação ou área de referência pastoral de cada bispo maranhense. A seguir, confira a programação geral:

Por Ascom – Regional Nordeste 5 (MA)

Veja Também

PJ da Imperatriz comemora 50 anos de caminhada com peregrinação

Entre os dias 01 e 13 de maio, a Pastoral da Juventude da diocese de Imperatriz acolheu a Imagem de…

PJ da Imperatriz comemora 50 anos de caminhada com peregrinação

Ordenação Episcopal do Monsenhor Ivanildo Oliveira já tem data marcada

Nomeado pelo Papa Francisco na última quarta-feira (12) como novo bispo da Diocese de Cametá (PA), Monsenhor Ivanildo Oliveira já…

Ordenação Episcopal do Monsenhor Ivanildo Oliveira já tem data marcada

Papa Francisco nomeia padre Ivanildo Oliveira como bispo de Cametá – PA

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (12), o padre Ivanildo Oliveira Almeida, pertencente ao clero diocesano de Imperatriz, como novo…

Papa Francisco nomeia padre Ivanildo Oliveira como bispo de Cametá – PA