Abertura da Escola Diaconal na Diocese de Imperatriz reúne candidatos e familiares

Ampliando caminhos de evangelização, esse é mais um dos passos da Diocese de Imperatriz, que promoveu na tarde de sábado (05), na Catedral de Fátima, o primeiro encontro com os 32 candidatos ao Ministério do Diaconado Permenente, suas esposas e filhos. O momento foi marcado com momento de orientações, e logo após houve o encerramento com a Santa Missa.

Para o bispo diocesano Dom Vilsom Basso, é um momento importante para a diocese, no serviço para Igreja. “Há dois anos, queríamos iniciar a Escola Diaconal, mas a pandemia não nos permitiu, e hoje de verdade é um momento de emoção, por essa abertura, em podermos realizar um sonho de oferecer a Igreja, homens preparados para servir”, Afirmou o bispo.

Para o Vigário Geral e Diretor da Escola Diaconal São Lourenço, Pe. Eliezer Paiva, a metodologia utilizada para os candidatos, é com base em todos os documentos da Igreja para o diaconato permanente. “Com a implantação da Escola Diaconal na diocese, os candidatos estarão em formação, através da Graduação em Teologia, em termos de conteúdo e disciplinas, que os nossos seminaristas estudam no IESMA em São Luís, e serão acompanhados em outros aspectos, dentro das orientações que trata sobre o ministério específico no âmbito eclesial”.

O candidato Francisco Barbosa (45), que já exerce a função de Ministro Extraordinário da Comunhão e Palavra (MESC e MEP) na igreja, o diaconado permanente é um chamado e oportunidade no serviço da Igreja. “Quando estamos servindo a Deus e a Igreja, o nosso entendimento é que quanto mais vamos nos aprofundando, é maior o desejo de servir, e o ministério do diaconado permanente, nos permite um melhor trabalho pastoral, no altar e na disposição com o povo de Deus, e nós nos dispomos para isso com apoio da família, chegaremos a ordenação diaconal.”, afirma o esposo de Marisete Mendes e pai do Matheus Mendes.

Afinal, um que é um Diácono Permanente?

Segundo o Catecismo da Igreja Católica (n. 1554), destina-se a ajudar e a servir os bispos e presbíteros. Por isso, o termo “sacerdote” designa os bispos e presbíteros, mas não os diáconos. No entanto, a doutrina católica estabelece que o grau de diaconato é um grau de serviço, estabelecido desde a época dos apóstolos, como testemunham os Atos dos Apóstolos e a Carta de São Paulo a Timóteo: (Atos 6, 1-6).

São Homens, pais de família, com vida matrimonial estável, com mais de 35 anos. Devem ser participantes assíduos da comunidade. Só podem ser admitidos candidatos que participem ativamente da comunidade, com uma boa caminhada formativa e espiritual.

Conforme parágrafo 1570 do Catecismo, “Os diáconos participam de modo especial na missão e na graça de Cristo. O sacramento da Ordem marca-os com um selo (‘caráter’) que ninguém pode fazer desaparecer e que os configura com Cristo, que se fez ‘diácono’, isto é, o servo de todos. Entre outros serviços, pertence aos diáconos assistir o bispo e os sacerdotes na celebração dos divinos mistérios, sobretudo da Eucaristia, distribuí-la, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir aos funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade, e também o Ministro do Batismo.”

Por Pascom – Diocese de Imperatriz

Veja Também

TJMA julga constitucional lei que tornou Corpus Christi feriado estadual

Na quarta-feira (06), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) reconheceu de forma unânime, a constitucionalidade da Lei nº 11.539,…

TJMA julga constitucional lei que tornou Corpus Christi feriado estadual

Calendário do mutirão de confissões na diocese de Imperatriz

O período quaresmal impulsiona vários fiéis ao sacramento da reconciliação, que é uma das recomendações da Igreja. Desde o início…

Calendário do mutirão de confissões na diocese de Imperatriz

Resultado da pré-seleção do Curso de Libras no contexto religioso

A Comissão Organizadora do curso Libras no Contexto Religioso, divulga o resultado da pré-seleção de inscritos para o curso. A…

Resultado da pré-seleção do Curso de Libras no contexto religioso