O ginásio da Paróquia São Francisco em Imperatriz lotou neste 15 de novembro. Foi a grande assembleia dos Ministérios Extraordinários da Sagrada Comunhão (Mesc) e da Palavra (MEP) da diocese de Imperatriz. O evento que acontece anualmente, reuniu 1.450 fiéis, entre os que renovaram seu compromisso e novos membros que foram investidos em um dos dois ministérios.
Momentos de espiritualidade e formação marcaram a programação da assembleia, que pelo turno da manhã e da tarde contou também com a presença e assessoria de sacerdotes da diocese.

Dom Vilsom Basso que acompanhou e assessorou o encontro, presidiu a missa de encerramento, instituindo 75 novos ministros da sagrada comunhão e 115 ministros da palavra, tal como a renovação dos membros que já fazem parte do ministérios. o bispo comentou que os dois ministérios irão contribuir muito na caminhada pastoral, missionária e evangelizadora da diocese.
“A diocese em sessão sinodal decidiu, que todas as comunidades tenham ministros da sagrada comunhão, da palavra, um sacrário e a celebração do dia senhor. Estes homens e mulheres através dos ministérios instituídos, reforçam este grande projeto de levar o pão da eucaristia e o pão da palavra a todas as nossas comunidades.”.
Na Diocese de Imperatriz são mais de 1.400 ministros da Sagrada comunhão e mais de 300 Ministros da Palavra, aonde a maioria deles já são também do Mesc.
Mesc e MEP
Ministério Extraordinário da Palavra (MEP), é composto por leigos e leigas, que presidem as celebrações da palavra na ausência do bispo, sacerdotes e diáconos, garantindo que as comunidades não fiquem sem o pão da palavra.
Por sua vez, o Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão (Mesc), que também é formado por leigos, é dada a permissão, temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis na missa e em outras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado ( bispo , presbítero ou diácono ) que o possa fazer.
Por Pascom – Diocese de Imperatriz






