35 anos do martírio do Pe. Josimo Tavares

A Diocese de Imperatriz, exibirá hoje, 11 de maio às 20h, o ESPECIAL MEMÓRIAS DE PE. JOSIMO – 35 Anos de Martírio em seu canal do Youtube.

Já se passaram 35 anos do assassinato do Pe. Josimo Morais Tavares, no dia 10 de maio de 1986, em Imperatriz (PA), a mando de fazendeiros da região do Bico do Papagaio (no atual estado de Tocantins) por sua defesa dos trabalhadores rurais. Muita gente hoje não se lembra e nem sabe quem é este nosso irmão, de coração vicentino apaixonado por Cristo nos pobres, autêntico mártir da caminhada de amor e serviço aos mais pobres.

Ordenado padre, dedicou seus curtos, intensos e fecundos 7 anos e 4 meses de sacerdócio ao serviço dos lavradores, nas paróquias de Wanderlândia e de São Sebastião do Tocantins e como coordenador da Comissão Pastoral da Terra no Bico do Papagaio. Foi preso, sofreu ameaças, calúnias e atentado e foi covardemente assassinado por causa de sua firme atuação junto aos oprimidos na luta pela terra. É hoje um testemunho vivo de quem, a partir do amor de Cristo, nos chama a sair em direção aos pobres das periferias sofridas.

A memória viva do Pe. Josimo, aquele padre negro, de sandálias surradas, incansável na luta contra as cercas do latifúndio e cheio de santa e profética indignação contra a injustiça e a violência, nos convida, nos anima e nos convoca a assumir a opção evangélica pelos pobres, hoje lamentavelmente esquecida ou contestada por tanta gente na sociedade e na Igreja. O testemunho de fé, coragem e ousadia do serviço profético deixado pelo Pe. Josimo desperte-nos e anime-nos a caminhar com os mais necessitados na construção de um mundo sem as cercas da exclusão, mas todo irmanado na fraternidade, na justiça e no amor!

 

Matéria Adaptada com informações do site: PBCM – Província Brasileira da Congregação da Missão

 

Veja Também

Diocese de Imperatriz confirma calendário de posses e apresentações dos padres

Em outubro de 2022, foi anunciada as nomeações e transferências de padres na Diocese de Imperatriz (Clique aqui). Dia 8…

Diocese de Imperatriz confirma calendário de posses e apresentações dos padres

Presidência da CNBB: “o exercício da cidadania não se esgota com o fim do processo eleitoral”

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta segunda-feira, 31 de outubro, uma mensagem sobre a…

Presidência da CNBB: “o exercício da cidadania não se esgota com o fim do processo eleitoral”

Aberta as inscrições para Assembleia Diocesana 2022

Além da divulgação das nomeações e transferências dos padres, anunciadas na reunião do clero diocesano de Imperatriz (Padres) da última…

Aberta as inscrições para Assembleia Diocesana 2022